bandeira (flag) bandeira (flag)

Psicologia ou Coaching?

Dá para imaginar porque o Coaching tem mais público do que a psicologia?

Para nós, do Instituto Janus, que trabalhamos com a psicologia desde 1999 e, desde 2007 com o Coaching, a diferença estará onde estiver o seu problema principal.

Se este for predominantemente interior, a psicologia é o melhor caminho para a compreensão do problema, se for porém decididamente externo, tipo chefe, mercado ou família, o Coaching tem mais sucesso, pois é como contratar um técnico do seu esporte favorito para facilitar uma bela campanha para o seu “time” pessoal.

As pessoas da cultura ocidental são, na sua grande maioria extrovertidas, ou seja, orientadas para fora de si, e portanto o Coaching as atrai fortemente.

Mas, você pode perguntar: e o nosso interior? Dá para ignorá-lo? Nem que você queira!

Pelo menos, para o Coaching que o Instituto Janus utiliza, que tem como base a Psicologia Orientada pelo Processo ou Process Work, e que é dialética, ou seja, vê o interior como complemento do exterior e vice-versa. Daí a origem do nosso nome e logomarca – Janus, um deus latino com duas faces!

Este Trabalho Processivo, como traduzimos Process Work, tem como base uma teoria psicológica profunda que está na vanguarda mundial e abrange as psicologias: transpessoal, somática, e junguiana, além dos conceitos de democracia profunda, da física quântica e da sabedoria ancestral local.

Esta psicologia, predominantemente vivencial, respeita as circunstâncias do momento e segue a natureza do processo, deixan­do que ele se desdobre de maneira adequada, de acordo com a realidade de cada indivíduo ou instituição.

No momento estamos negociando uma certificação internacional para este Coaching que praticamos há 10 anos. Nossa meta é oferecer ao Brasil um treinamento poderoso, que consolide o Coaching, e você Coach, como ferramentas altamente sofisticadas, próprias para efetuar grandes transformações.

Percebe agora, porque o Coaching tem mais público do que a psicologia?

Luiza Helena Frota

Raul Monteiro

Psicólogos e Coaches

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.