bandeira (flag) bandeira (flag)

Planejamento, Disciplina e Meditação

Coaching Pessoal/Profissional: Planejando a Vida pelo Processo

Qual é a dificuldade maior? Cumprir o planejado ou planejar apenas o que se possa cumprir?

 
Neste processo temos de cara dois aspectos nossos: o Planejador e o Executor. Ou, quem sabe, mais? Vários Planejadores e poucos, ou apenas um, executor?
 
Existirá algum aspecto interno ou externo perturbador? Por exemplo, o mundo, colocando obstáculos em nosso caminho? Ou algum outro aspecto meu, o qual só porque não dedico tempo para ele, vive me sabotando? Como, o meu lado de “dono de casa”?
 
E, afinal, quem é que planeja? Que parte de mim assume esta difícil missão?
 
E, crendo que se deva planejar pensando em quem vai executar, como fazer isto? Como fazer o óbvio?
 
Parando de fazer perguntas, tentarei responder pelo menos duas. Começando pela básica: Quem planeja?
 
Existe um aspecto em nós, o Observador Imparcial, que é uma espécie de facilitador do grupo interior que somos nós, que se encarrega naturalmente de manter todos os nossos aspectos coesos, coerentes, íntegros. Ele é o planejador.
 
A outra pergunta é: como planejar com eficácia, ou seja, com bons resultados?
 
Primeiro: construindo um consenso entre todas as nossas partes, ou papeis, por um determinado tempo. Que consenso? De tempo alocado por semana(1) para todos os papeis que precisarem.
 
Que partes? Cada caso é um caso, no entanto, saiba de antemão que se você esquecer um só aspecto / papel, este papel sabotará e enfraquecerá o desempenho dos demais. Não é terrível? (2);
 
Segundo: Priorizar os papeis por importância. Importância esta também consensual entre todos eles e apenas por um determinado período, definido pelas circunstâncias atuais;
 
Terceiro: Agendar previamente por semana as horas dos três papeis prioritários: A, B e C. 
 
Quarto: contabilizar diariamente as horas das atividades de cada papel (3), agendado previamente ou não! Este tempo não agendado, ou deixado em aberto, permite treinar sua flexibilidade ou aceitação do fator Mundo,ou Campo ou do Sonhar (4).
 
Disciplina pressupõe consciência, inclusive do tempo! Saber com que interesse seu, com que assunto você está investindo seu tempo é essencial e crucial. E, como a consciência é um ato contra a Natureza, que é inconsciente, isto quer dizer luta, resistência e castigo.
 
Chegamos aqui ao limiar entre ciência e religião. Ou, em termos menos filosóficos, entre nosso lado racional e nosso lado transcendental ou espiritual.
 
___________________
 
Notas:
1) Metas de tempo por semana, e não por dia, são cruciais para evitar a armadilha de uma agenda semanal fixa.
2) Recomendo, por isto, fortemente que você aloque tempo para seu lado meditador,  espiritual, transcendental ou qualquer outro nome que você dê a este seu aspecto mais profundo, que alimenta de horizonte e de essência todos os demais.
3) Peter Drucker em 1940, no seu livro clássico O Gerente Eficaz, .já recomendava isto.
4) O “Sonhar” na concepção dos aborígenes australianos ou xamãs da tradição toltecas do México
 

É muito prazeroso compartilhar

É muito prazeroso compartilhar experiência adquirida. É como retribuir ao Universo o que dele recebemos.

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.