bandeira (flag) bandeira (flag)

Álcool e xamanismo

Como psicólogos sabemos que o álcool, sem desconsiderar sua problemática no contexto social, é também subentendido como uma porta mais fácil (ou mais cômoda?) para "estados alterados da consciência".

E, não por acaso, sua utilização remonta às religiões mais primevas.

No entanto, se você busca de fato a transcendência ou o crescimento transpessoal, podemos ajudar profissionalmente ou indicar alguém. E este alguém, poderá ser um Agente Complementar da Saúde: um rezador, um pai de santo, um pajé, ou seja, um xamã.

Agora, se você imagina que não está buscando nada e os sintomas posteriores do álcool incomodam você ou àqueles que você ama, a notícia abaixo pode lhe alegrar.

Repasse, se você quer alegrar mais alguém.

(Raul Monteiro)
 

***

Programa Bebermenos da UNIFESP / OMS

A Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), em parceria com a Organização Mundial da Saúde e as Universidades Federal do Paraná (UFPR) e Federal de Juiz de Fora (UFJF) informa a divulgação de um site cuja a proposta é a intervenção gratuita para usuários de álcool. O Beber Menos, é um modelo de intervenção de uso de drogas pioneiro na América do Sul e foi inspirado a partir de estudos desenvolvidos na Holanda.

Pedimos a todos que divulguem este trabalho a seus familiares, pacientes, amigos, e todos que precisam de ajuda.

A utilização do site é bem simples, o usuário se cadastra e tem acesso a uma intervenção que dura 6 semanas (totalmente online e gratuita). O usuário conta com uma série de ferramentas que o ajudarão a: reduzir ou para de beber, lidar com a fissura pela bebida, desenvolver estratégias de enfrentamento para situações de risco, buscar mais informações sobre o álcool, entre outros. Os usuários também têm acesso a um fórum exclusivo para trocar experiências e podem enviar e-mails a especialistas na área, em caso de dúvidas. Ao final de 6 semanas, eles realizam uma avaliação para acompanhar seu consumo de álcool.

Lembramos que o Portal Beber Menos não é um curso, mas sim, uma ferramenta para usuários de álcool. Desta forma, por favor, nos ajude a divulgar este trabalho.

Acesse o site:
https://www.informalcool.org.br/bebermenos

Curta nossa página no Facebook e receba notícias e novos estudos na área de álcool e drogas:
https://www.facebook.com/informalcool

Veja algumas reportagens sobre o Beber Menos no youtube:
http://youtu.be/k-p7G8x34Vk

http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/12/site-avalia-consumo-de-alcool-e-propoe-mudancas-de-comportamento.html

Atenciosamente,
Equipe Beber Menos

 

Enviar novo comentário

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.