bandeira (flag) bandeira (flag)

I Ching no Instituto de Trabalho Processivo de Portland

Estudante de Engenharia, comecei a consultar o I Ching em 1970. Em 1979 comecei a estudá-lo e em 1982 comecei a estudar Jung por minha conta própria, enquanto trabalhava na IBM como Analista de Sistemas.

Em 1992 comecei a dar cursos orientando pessoas na primeira consulta do I Ching. Em 1999 me graduei em Psicologia.

Se Arnold Mindell está correto ao dizer que o I Ching foi o primeiro livro sobre Trabalho Processivo, eu segui um caminho inverso ao dele: comecei pelo I Ching = TP e apenas depois me tornei um Junguiano! Já que ele criou o Trabalho Processivo a partir da psicologia de Jung.

Por tudo isto, fiquei muito satisfeito quando vi a utilização do Livro das Mutações para sintonizar a equipe do Instituto de Trabalho Processivo de Portland com seus sonhos, seus temores e seu tempo.

Para aqueles da comunidade do Trabalho Processivo que ainda não tiveram a oportunidade de serem iniciados ao I Ching, tomo a liberdade de explicar a resposta que a equipe obteve quando fez a consulta em 22 de abril de 2014.

Obviamente que "o empurrão para cima dos bons elementos encontrariam nenhuma obstrução e que é (foi) portanto acompanhado de grande sucesso" está aí a festa do dia 9 para comemorar e comprovar, não é mesmo?

Gostaria porém de chamar a atenção para o segundo hexagrama, 7 - O Exército.

Este segundo hexagrama, obtido através da transformação da terceira linha (de baixo para cima) do hexagrama 46 - yang => yin, indicava em 2014 o que o I Ching previa para depois.

Eu sugiro que você, especialmente se pertencer à equipe do PWI, leia O Julgamento e A Imagem deste hexagrama mas eu antecipo aqui os pontos que achei mais interessantes: "... disciplina não pode ser alcançada pela força. Ela requer um homem forte que capture o coração das pessoas e desperte o seu entusiasmo." E, por fim, "No meio da terra está a água: a imagem do Exército."

Espero que esta "segunda visão" do I Ching desperte seu interesse e me coloco à disposição para orientá-lo caso deseje se iniciar no uso deste maravilhoso poço de sabedoria e autoconhecimento que é o I Ching.

Raul Monteiro

Responder

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.