bandeira (flag) bandeira (flag)

XAMANISMO E PSICOLOGIA NO COTIDIANO

A sabedoria do antigo México, na prática, em nossa época:

Arnold Mindell atualiza Carlos Castaneda

 

Carlos Castaneda, foi um antropólogo que, em prol de seu doutorado na Universidade de Los Angeles, EUA tornou-se discípulo de um xamã de tradição tolteca chamado D. Juan Matus.

Seus quatro primeiros livros, de uma série de doze, foram best-sellers mundiais e atraíram a atenção de Arnold Mindell, que também na busca de seu doutorado em Física Quântica, acabou tornando-se discípulo da Xamã Marie-Louise von Franz, discípula por sua vez do Xamã Carl Gustav Jung. Ambos suíços.

Para quem não é psicólogo, explico a “brincadeira”: a Psicologia que Jung desenvolveu, depois de excluído do círculo de Freud, superou o materialismo do Mestre e incorporou a ele, a religiosidade e o transcendental que são inerentes ao homem desde que ele começou a contar sua própria história.

Mindell, superando também a psicologia de Jung, desenvolveu, na década de 1980, uma Psicologia que considerava, além dos sonhos, o corpo e o próprio mundo, integrando o inconsciente de Freud e Jung com o corpo físico, chamando a esta integração de Corpo Onírico.

No prefácio de seu nono livro O Corpo do Xamã (1) ele afirma que os ensinamentos de Castaneda e D. Juan o ajudaram a conectar sua teoria do Corpo Onírico com a Psicoterapia.

Quanto a mim, atraído desde 2007 pelo desafio de “viver o corpo onírico (3) com os outros e transformar a realidade cotidiana naquele mundo especial (4) onde as vivências e as respostas às nossas questões mais profundas sobre a vida surgem” (1, pag. xi) comecei em 2013, com minha companheira Luiza Helena, a praticar os exercícios propostos neste livro.

Nos veio então a ideia de facilitarmos estes exercícios para tod@s @s interessad@s em aprendê-los.

Assim, a partir de Março (2017, dia 01), iniciaremos um Curso prático, com exercícios facilitados e leitura reflexiva de textos, extraídos e traduzidos deste livro.

Este será um curso xamânico-terapêutico, a partir dos ensinamentos de Castaneda, adaptados para nosso "campo de caça", na cidade, por Arnold Mindell.

Propomos, inicialmente, encontros mensais de 2h em nosso consultório clínico na Av. Visconde do Rio Branco, 3260, Bairro de Fátima, às quartas-feiras, 19:00 horas.

 

___________________

1. MINDELL, Arnold. The Shaman's Body; New York: HarperSanFrancisco, 1993

2. CASTANEDA, Carlos. Passes mágicos; Rio de Janeiro: Record Nova Era, 2004

3. [Trocando em miúdos] a integração do inconsciente com o consciente

4. O mundo do Corpo Onírico onde ocorrem “nossas mais extraordinárias vivências, geralmente sentidas perto da morte ou em rituais xamânicos.” (1, pag. xi)

Responder

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.