bandeira (flag) bandeira (flag)

Syriza é a face de uma Europa que muda

O Syriza, partido de esquerda que assumiu o governo da Grécia esta semana, conta com uma deputada federal que nós conhecemos quando estivemos em Portland-OR nos EUA, fazendo nosso Intensivo em Trabalho Processivo em 2007: é nossa amiga Vassiliki Katrivanou.

Arnold Mindell disse o seguinte, quando soube do resultado no domingo:

"Hurra Grécia! O (Syriza) partido Grego Radical de Esquerda está agora no poder. Possa ele continuar com boa sorte, utilizando processos coletivos (esperemos que incluam a Democracia Profunda) para ter sucesso."

(Alguns de vocês podem se interessar em acompanhar a discussão deste assunto no Facebook)

Abaixo a tradução das legendas do vídeo acima, com o discurso do novo primeiro ministro grego Alexis Tsipras:


Syriza é a face de uma Europa que muda.

 
É a face dos trabalhadores, dos desempregados, dos aposentados. Dos jovens. A face dos autônomos e dos pequenos e médios empreendedores. A face dos agricultores. De todas as pessoas que tomaram a decisão de mudar este país, de virar uma página.
 
O dilema colocado para os gregos é claro. É uma escolha entre seguir uma lei baixada por memorando ou uma lei do povo, através do Syriza. É uma escolha entre a submissão ou a decisão através da negociação. É uma escolha entre a austeridade ou o crescimento.
 
Para a Grécia se tornar novamente um país civilizado. Para nossos queridos cidadãos não morrerem de frio por não poderem pagar sua conta de energia. De modo que nenhum de nós, nenhuma de nossas famílias sejam deixadas sem comida em suas mesas.
 
Estamos prometendo benefícios? Não! Estamos nos comprometendo com a proteção básica de nosso povo. Não estamos prometendo benefícios. Estes são nossos compromissos e eles serão implementados no nosso primeiro dia no governo. Eles serão lidos para o novo parlamento como nosso plano de governo. E sua implementação começará independente do progresso da negociação.
 
Nós não vamos permitir que os bancos retomem a posse da habitação da classe trabalhadora e das pessoas da classe média. Isto acabou! É inegociável!
 
Nós pedimos o apoio que precisamos para tornar a Grécia auto confiante. Nós pedimos a maioria absoluta no parlamento para formar um gverno do Syriza. Isto vai dar poder ao nosso povo para se tornar auto confiante. Vamos lutar esta batalha até o amargo fim e vamos vencer.
 
Nós devemos isto à história. Nós somos responsáveis pelo futuro. Nós precisamos dar um pontapé inicial para sair do lodo – onde ele tem estado bloqueado tempo demais. Nós vamos vencer. Vamos fazer história!
 

Responder

O conteúdo deste campo é privado não será exibido publicamente.